sexta-feira, 15 de julho de 2011

São Paulo, 05 de Julho de 2011 Reunião de lideres comunitário e coordenação de Saúde de São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo.

Pauta de reunião: Expansão do PSF, CAPS Adulto-Centro de recuperação a dependentes químicos, CAPS - infantil, Expansão UBS Santa Inês, Especialidades, Saúde bucal e mental,
Convidados: Padre Ticão de Ermelino Matarazzo, Dario Nascimento Nosso Parque Cruzeiro do Sul, Fernando Elizario Movimento Saúde na zona leste, Neivaldo Lemos Jd, Verônia, Márcia Pereira Associação V. Piraguara, Anderson Jd. Helena, Nello Pulcinello Ministerio da Igreja Batista.
Coordenação de Saúde: Tânia Supervisão de saúde de Ermelino Matarazzo, Sônia Supervisão de saúde de Ermelino Matarazzo, Paulete Saúde Mental, Paulo Afonso Acessória, Leny Uchoa, acessória técnica interlocução estratégica ESF,
Obs:
Obs: Caso haja erros ou discordância dos nomes e cargos, Favor nós avisar para correção.
Ata de reunião redigida por: Dario Nascimento (Nosso Parque Cruzeiro do Sul).

Tema: UBS e PSF.

Dado ao inicio da reunião toma a palavra Padre Ticão, o mesmo informa os temas da reunião ao qual começará pelas UBS e PSF, das comunidades: Jd. Danfer, Jd. Matarazzo, Vila Santa Inês, Parque Cruzeiro do Sul, União de Vila Nova, Jd, Belém, Vila União, Jd. Helena, Vila Siqueira,
Ticão informa que para construção de UBS as comunidades de União de Vila Nova e Jd, Belém, demoraram dez anos para serem concluídas, trazendo assim desconforto as comunidades e descrença do programa PSF, Neivaldo pede à coordenação que defina o espaço de atendimento das UBS, Jd. Matarazzo, Jd. Belém, Engenheiro Goulart, Vila Cisper, Jd. Danfer e Vila Silvia, pois esta havendo discordância de atendimento quando as UBS são procuradas pela comunidade local. Ex. Paciente procura ubs vila Cisper, pois acha que é de sua área geográfica, mas o mesmo é direcionado a outras UBS local.
Todos concordam com a readequação da área geográfica atendida pelo PSF, devido à comunidade não entender os critérios da coordenação de saúde para demarcar a aérea.
Dra. Tânia informa que todas as aéreas são atendidas pelo PSF e UBS, coloca em pauta também a unidade AMA na Vila Silvia.
A mesma informa que UBS do Jd. Belém será transferida para o novo prédio, já em faze de acabamento.
Ticão informa do plano de metas do PSF, quando teve inicio o programa e fala do segundo seminário de saúde no Hospital Alípio Correa Neto (Hospital de Ermelino Matarazzo).
Supervisão Leny Ucho, informa das metas do PSF, e do projeto Jd. Lapenna com mais três equipes formando assim um total de vinte e novo equipes no PSF e que já esta sendo feito o processo seletivo para as novas agentes de saúde Da UBS Jd. Lapenna.
Questionada sobre a área geográfica atendida a mesma informa que irá sentar com a supervisão local para ingressar no atendimento a Vila Siqueira, pois a comunidade não tem atendimento PFS e a única UBS especialidades que os atende é a da Vila Jacui - Santa Luzia.
Em relação ao plano de metas o Padre Ticão informa que o prefeito Kassab fez promessas, de 1200 equipes no PFS até 2012 e que ainda esta faltando um numero muito grande de equipes a serem formadas.
OBS: Supervisão foi verificar as promessas na agenda 2012.
Em relação às promessas do prefeito Kassab, o mesmo prometeu a construção de um hospital no bairro do Cangaiba, ao qual a verba e o hospital foram designados a outros bairros da zona leste e o bairro do Cangaiba continua sem o hospital prometido. Trazendo transtornos a comunidade local com falta deleito, nos casos de emergências tendo que se dirigir a outros bairros de difícil acesso.
O Padre Ticão informa que no Ministério da Saúde, tem recursos disponíveis sim e que estão cumprindo com os pedidos direcionados pelas subprefeituras, e que só não é realizado quando as mesmas não realizam suas obrigações, ou seja, as subprefeituras não estão repassando ao ministério as reivindicações de necessidades da comunidade.
Mais uma vez como em todas as reuniões o Padre Ticão Informa da estrema importância do PSF, em nossas comunidades, e todos concordam pelo fato de que é muito importante a saúde entrar em nossas casas através das agentes e o médico da família.
Falando em agentes de saúde, devemos informar melhor a população do trabalho que as mesmas realizam para não haver acumulo de cargo e sobrecarregar as agentes que tem que andar de sol a chuva nas residências um pedido de todos na reunião e que deu certo na UBS Pedro José Nunes Santa Inês outras mais.
Neivaldo Lemos pede que a coordenação de saúde seja mais presentes e atuantes nas comunidades, pois não esta havendo muito esforço da parte.
Dra, Tânia informa que estamos sendo atuantes nas comunidades e que no caso do Jd. São Nicolau que existe uma emenda parlamentar do Deputado Chico Macena, já o pedido de expansão no Jd. Danfer terá que ser agendado com as Subprefeituras de Ermelino Matarazzo e Penha.
Em relação ao Parque Cruzeiro do Sul as reivindicações serão re-avalizadas com a supervisão de saúde de São Miguel Paulista, pois já passou do prazo de análise com a Supervisora Eliane.
A UBS E PSF da comunidade Santa Inês terá que ser ampliado devido mais de duas mil famílias que irão mudar para o Parque Cruzeiro do Sul, terá que ser feito uma readequação da área geográfica da unidade.
Anderson Do Jd. Helena informa que o bairro encontra se no vermelho assim como os pontos no quadro da sala de reuniões que estamos, e que se a coordenação de saúde local não tomar devidas providencias já reivindicadas pela comunidade local, o Jd helena Irã ficar totalmente no vermelho mostrando assim o fracasso da coordenação de saúde no bairro.
Padre Ticão propõe uma nova reunião no dia 04/08/2011 às 09h00min na coordenação de saúde, A coordenação terá que responder algumas perguntas desta reunião que ficaram sem respostas e realizarmos um trabalho em conjunto das necessidades das comunidades.

Tema Saúde Mental,

Fernando Elizario fala que esta faltando assistência nesta área e que temos que solicitar mais CAPS.
A supervisão responsável pela área informa que será inaugurado o CAPS – adulto, álcool e drogas, infantil em São Miguel e CAPS – infantil N Cidade Tiradentes e Cidade Líder.
Qual a função dos CAPS?
A função dos CAPS é realizar a triagem de identificar a necessidade do paciente a partir daí direcionar a um tratamento intensivo ou apenas tratamento de orientação e acompanhamento médico.
A triagem foi questionada de todos os lados, pois foi informado que no atendimento dos CAPS, os pacientes ao seres atendidos são direcionados há voltar em outros dias ou apenas agendados para outras datas.
Anderson do Jd. Helena pede que o atendimento funcione como deveria na hora que o paciente chega à unidade, devido muitos desistir do tratamento por falta de auxilio.
O mesmo já passou por vários casos onde realiza trabalho social na comunidade e procurou auxilio no CAPS, mais próximo para atendimento a um morador e foi direcionado a voltar em outra data.
A supervisão da aérea informa que os pacientes que chegam para o atendimento nos CPAS, são atendidos e no mesmo momento e feito uma triagem para direcionar a um tratamento ou orientação com psicólogos incluindo familiares de acordo com ocaso.
Dra. Tânia informa que saiu uma portaria a leitos de entrada para a desintoxicação, com tratamento intensivo em geral com profissionais técnicos.
E fez uma pergunta: Como podemos avançar para ter dentro da rede de tratamento da capital de São Paulo?
Pois o tratamento só é feito no interior de São Paulo.
A resposta será discutida na próxima reunião com profissionais da área presente, no dia 04/08/2011.
Paulo Afonso assessor de saúde informa que deveríamos ter mais tratamento de desintoxicação, Anderson informa que o CAPS possui 320 vagas de internação. O mesmo fala de um caso que uma paciente do sexo feminino precisou do atendimento e não foi atendida pelo CAPS ITAIM, e também não houve auxilio a família da mesma.
A supervisão responsável informa que as vagas são para todos sem restrições de sexo, cor, raça e religião.
Padre Ticão informa a próxima reunião doa dia 04/08/2011, e o tema discutido e aprovado pelos presentes será CAPS e Terapias, com a presença de funcionários que atuem nas unidades e profissionais da aérea. Será convidado também a CONTER-Comunidade Terapêutica, Pedido do Dr. Nello Pulcinello, o mesmo pede para que seja feito uma apresentação de funções dos CAPS.
A apresentação será dividida em duas partes,
1º Conhecimento e desenvolvimento do atendimento dos CAPS,
2º Parte Técnicas e profissionais.
Paulo Afonso informa que encontra dificuldades para o tratamento de dependentes, pois todo trabalho parcial é feito e muitos pacientes deixam de se tratar devido sentirem a falta da química ou álcool, (mais um tema a ser discutido na próxima reunião).
Dario Nascimento informa que foi informado da supervisão de saúde de São Miguel que só poderia existir um CAPS da mesma espécie por distrito, o mesmo pergunta se é verdadeira a informação.
A supervisão presente informa que não é verdade, mas que para duzentas mil pessoas a um CAPS disponível.
Padre Ticão pede que na próxima reunião as apresentações durem no Maximo de vinte a trinta minutos devido o horário, e que a reunião tenha um Maximo de uma hora e meia.

Tema Especialidades:

Presente a mesa o técnico especialista no sistema: Maicon,
Devido ao caso da paciente Renata no inicio da reunião sobre a especialidade de exame de Vistas, o mesmo informa que esta especialidade não deveria ter um prazo tão grande na fila pois a especialidade não tem muita procura, mas que os profissionais liberem no sistema quando a vaga já tiver sido utilizada.
Dra. Tânia informa que o sistema ao qual a secretaria utiliza melhorou muito, mas que existem alguns problemas informa que é feito reuniões regulares sobre o sistema para o melhor atender a comunidade.
Dario Nascimento e Padre Ticão informam que foi realizado nas UBS Pedro José Nunes e Jd. Belém, uma ação de guias de especialidades.
No caso as UBS fizeram um plantão e ligaram para todos os pacientes que esperavam por um exame na unidade, e foi constatado que muitos já aviam feito o exame ou não precisavam mais, assim foram retirados da fila de espera para agilizar o andamento dos exames.
Neivaldo Lemos informa que a UBS Vila Cisper Sobre a gerência de Cleide, Não esta tendo estrutura para atender a comunidade na UBS e relata vários casos que aconteceu na UBS.
Dra. Tânia solicita uma reunião na UBS Vila Cisper, com a gerência, coordenação de saúde, agentes de saúde, comunidade e associação.
Maicon informa que devido a padronização do sistema em relação a os exames foi feito com o objetivo de ter mais acesso a vagas de outras unidades especialista, e não mais centralizadas e que os acessos via transporte não é de responsabilidade da coordenação de saúde, uma vez que de sua parte o já foi resolvido e o paciente encaminhado.
Muitos desses problemas de demora como foi dito anteriormente, poderia ser resolvido com mais profissionais e responsabilidade de todos que liberam as vagas no sistema.
Paulo Afonso informa sobre a saúde da mulher e diz que no tratamento do câncer esta em perfeito atendimento, pois a partir do momento que é detectado o câncer a paciente é totalmente atendida e se caso precise o sistema ira busca La em casa.
Márcia pede para que os profissionais seja mais claros na explicação de retornos de consultas, porque solicitam uma nova consulta para daqui a três meses mas não informa o por que, solicitam exames e não dizem o porque.
Maicon informa que não tem como direcionar os casos que não seja critico para uma unidade especialista de maior gravidade, por que devemos valorizar mais as UBS, com qualidade de atendimento.
Padre Ticão fala sobre o SAMU, e espaço para velórios, próximos temas a ser discutidos na reunião do dia 04/08/2011 as 09h00min, no auditório do Hospital Alípio Correa Neto (Ermelino Matarazzo).

ATENÇÃO ATA REDIGIDA POR: DARIO NASCIMENTO, MOVIMENTO NOSSO PARQUE CRUZEIRO DO SUL.
CASO HAJA ALGUMA INFORMAÇÃO NÃO BEM COLOCADA FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO TEL: 11-8461-1513 OU EMAIL: DJJESSENASCIMENTO@HOTMAIL.COM.
SEM AMIS
DARIO NASCIMENTO
MOVIMENTO NOSSO PARQUE CRUZEIRO DO SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário