sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fórum Social de São Paulo acontece neste final de semana



O Fórum Social de São Paulo se insere no processo do Fórum Social Mundial, realizado pela primeira vez em Porto Alegre, em 2001. Desde então, além dos encontros globais, tem ocorrido em todo mundo afora uma série de fóruns regionais e locais, como é o caso deste.

Nos próximos dias 29 e 30 de outubro, acontece na Faculdade Zumbi dos Palmares, na Av. Santos Dumont, 843 – próximo da Estação Armênia do Metrô – na capital paulista, o Fórum Social de São Paulo,com a pergunta: como o interesse dos cidadãos pode prevalecer na grande cidade?

 Para as organizações proponentes do Fórum Social de São Paulo, a cidade está longe de ser o que sua população gostaria, uma cidade com moradia digna para todos; transporte coletivo rápido e acessível; serviços públicos de qualidade, como saúde e educação; oferta de trabalho e emprego; áreas verdes e de lazer, esporte, arte e cultura; sem violência, segregações nem discriminações sociais; e com possibilidade de participação de todos os cidadãos nas decisões do governo municipal. O principal obstáculo para a construção desta cidade é a lógica, que hoje toma conta de São Paulo, que transforma as necessidades da população em negócio.

O encontro, que deve reunir mais de mil pessoas e organizações da sociedade civil e movimentos populares, tem o objetivo principal de debater os problemas que atingem a cidade e soluções que podem ser implementadas com a participação dos cidadãos e cidadãs de São Paulo.


O encontro, que contará com dezenas de oficinas, painéis, rodas de conversa e apresentações culturais, pretende então responder a pergunta: o que fazer para que o interesse público e os direitos dos cidadãos e cidadãs da Grande São prevaleçam sobre os interesses do lucro e do dinheiro.

O Fórum será ainda um espaço de encontro para a construção de alianças, articulações e ações conjuntas que permitam enfrentar de forma coletiva os problemas da cidade.

Ao longo da semana que antecede o Fórum Social de São Paulo, acontecem em toda a região metropolitana de São Paulo diversas manifestações artísticas e culturais promovendo e chamando a população para participar do Fórum no final de semana.

Conheça algumas das atividades propostas e com a participação dos grupos de trabalho da Rede Nossa São Paulo:

29 de outubro
9h às 10h30
- Apresentação do Observatório Cidadão, “Myfuncity-Cidades Sustentáveis” e Programa Cidades Sustentáveis. Atividade autogestionada organizada pela secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo.

10h30 às 12h30
- Mesa de Diálogo sobre Participação Cidadã  - com Helena Werneck
- Apresentação do Mapa da Participação - Atividade autogestionada organizada pelo Grupo de Trabalho Democracia Participativa.

 9h às 12 horas
- Apresentação da pesquisa Educação em Territórios de Alta Vulnerabilidade na Metrópole
Atividade autogestionada organizada pelo Grupo de Trabalho Educação da RNSP, Cenpec, Fundação Tide Setubal e Fundação Itaú Social.
- Seminário Políticas de gratificação por “desempenho" para professores: uma visão crítica
Expositoras: Adriana Bauer, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, e representante do GT Educação.
As duas atividades ocorrerão no mesmo local

9h30 às 11h30 .
- Painel: Existe Planejamento da Mobilidade Urbana em São Paulo?
Atividade autogestionada organizada pelo GT Mobilidade Urbana que debaterá a necessidade da elaboração urgente do Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis, com participação popular, e a implantação do Conselho Municipal de Transportes.

10h às 12 horas
Encontro "Educação Socioambiental: Política Municipal"
Atividade autogestionada organizada pelos GTs Educação e Meio Ambiente.

14h às 17 horas
- Seminário Preparatório da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social
Atividade autogestionada organizada pela Rede Nossa São Paulo, MCCE, Policidadania, Ministério Público, Instituto Ethos, G POPAI, CRECE, Artigo 19 e Amarribo.
- Oficina do Eixo Temático Educação: GT Educação da RNSP
Apresentação de atividades descentralizadas, com focos em Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos na Grande São Paulo;
Debate de propostas para as políticas educacionais na Grande São Paulo, retomando os pressupostos de Paulo Freire.


Veja no site do Fórum Social de São Paulo todas as atividades das entidades envolvidas:  www.forumsocialsp.org.br;


Contamos com a sua participação e divulgação!

Obrigada,


Andrea R. Laurenti Magri
Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário