sexta-feira, 25 de maio de 2012

Documentário FACE LESTE no CDC Tide Setubal‏


Documentário FACE LESTE será apresentado hoje  25/05/2012 no Sarau cultural no CDC Tide Setubal, , a partir das 19horas na Rua Mário Dallari, 170.

O trabalho foto documental teve o apoio cultural do Vereador Ricardo Teixeira que encaminhou emenda parlamentar para o projeto de elaboração do livro e vídeo.

Por Favor Divulguem

Apesar da região leste de São Paulo ter cerca de 3,3 milhões de habitantes, o que corresponde a 33% do total da população paulistana e a 17,76% da Região Metropolitana de São Paulo, a famosa ZL acaba, na grande maioria dos casos, colocada a margem de manchetes e pesquisas. A fim de suprir essa lacuna, a Associação Cultural Beato José de Anchieta (ACBJA) lança a proposta de criação de uma pesquisa, que busque trazer a tona a história, os pontos fortes e a beleza da Zona Leste. Em resumo, o objetivo é colaborar com o resgate da auto-estima local a partir do registro da sua própria trajetória. Pra viabilizar essa missão, a ACBJA contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da emenda parlamentar do vereador Ricardo Teixeira. E na execução da ideia teve a equipe da produtora Bonita Produções, a qual criou o conceito de “Face”, um convite a encararmos a cidade em sua essência humana e recebeu a missão de elaborar um documentário audiovisual e um livro sobre o tema.
Outro ponto a se destacar é a integração entre meios de comunicação distintos, algo que amplia as possibilidades criativas pelo casamento das linguagens. Ou seja, enquanto o livro conta a história oficial da Zona Leste por meio de alguns bairros, mesclada com depoimentos de seus moradores que ajudaram a construir essa história, o documentário se sustenta na poesia, perseguindo emoções, sensações, vivências e percepções exclusivamente dos moradores que transparecem toda a sua particularidade, demonstrando porque a Zona Leste é uma região tão especial e peculiar dentro de São Paulo.
Ao considerar as dimensões colossais da região, o projeto se apropriou do recorte territorial já trabalhado pelo Guia Cultural e Turístico da Zona Leste de São Paulo, produzido pela Associação em 2010 e que procurou destacar as principais atividades culturais e de lazer, além de equipamentos públicos em 13 bairros da região, são eles: Aricanduva, Brás, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel Paulista, Tatuapé e Vila Prudente. Todos fazem parte do livro “Face Leste: revisitando a cidade” e representam 13 capítulos. Já o documentário, para priorizar em seus 40 minutos de arte final a construção dos personagens por meio das entrevistas, abordou nove bairros (Brás, Mooca, Tatuapé, Penha, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianases, Itaquera, Cidade Tiradentes). Estes se destacaram aos olhos da equipe de produção durante o processo inicial de pesquisa de campo.
Enfim, o resultado final dessa ousada empreitada você confere na próxima sexta-feira, 25/05/2012, a partir das 19horas no CDC Tide Setubal. Rua Mário Dallari, 170.
Fonte: www.faceleste.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário