terça-feira, 31 de maio de 2011

Saúde do povo, descaso do Estado Adital, 29/5/2011.

1)= O neoliberalismo deu um tiro de misericórdia no Estado de bem-estar social. Destruiu os vínculos societários nas relações de trabalho, deslegitimou a representação sindical, deslocou o público para o privado. O que era direito do cidadão, como a saúde, passou a depender das relações de mercado e da iniciativa pessoal do consumidor.

2)= Quem não tem plano privado de saúde entra na planilha dos cemitérios. Hoje, 40 milhões de brasileiros desembolsam, todo mês, considerável quantia, convictos de que, doentes, serão atendidos com a mesma presteza e gentileza com que foram assediados pelos corretores das empresas de saúde privada.

Os clientes se multiplicam e os planos proliferam, sem que a rede hospitalar acompanhe essa progressão. O associado só descobre o camho do purgatório na hora em que necessita de resposta do plano: laboratórios e hospitais repletos, filas demoradas, médicos escassos, atendentes extenuados.

Em geral, o pessoal de serviço, que faz contato imediato com os beneficiários, não demonstra a menor disposição para o melhor analgésico à primeira dor: gentileza, atenção, informação sem dissimulação ou meias palavras.

3)= Ora, se faltam postos de saúde e hospitais; se consultórios têm salas de espera repletas como estação rodoviária em véspera de feriado; se na hora da precisão se descobre que o plano é bem mais curvo e acidentado do que se supunha... a quem recorrer? Entregar-se às mãos de Deus?

O Brasil é o país dos paradoxos. O que o governo faz com u’a mão, desfaz com a outra. O SUS banca 11 milhões de internações por ano. Muitas poderiam ser evitadas se o governo tivesse uma política de prevenção eficiente e, por exemplo, regulamentasse, como já faz com bebidas alcoólicas e cigarro, a publicidade de alimentos nocivos à saúde. A obesidade compromete a saúde de 48% da população.

Entre nossas crianças, 45% estão com sobrepeso, quando o índice de normalidade é não ultrapassar 2,3%. De cada cinco crianças obesas, quatro continuarão assim quando adultos. No entanto, as leis asseguram imunidade e impunidade a uma infinidade de guloseimas e bebidas, muitas anunciadas ao público infantil na TV e em outros veículos. Haja excesso de açúcares e gordura saturada!

4)= A boa-fé nutricional insiste na importância de verduras e legumes.Mas a ANVISA (vigilância sanitária) não se empenha para livrar o Brasil do vergonhoso título de campeão mundial no uso de agrotóxicos. Substâncias químicas proibidas em outros países são encontradas em produtos vendidos no Brasil. Haja câncer, má-formação fetal, hidroencefalia etc!

Entre 2002 e 2008, os acidentes de moto se multiplicaram 7,5 vezes no Brasil. Na capital paulista, são 4 mortes por dia. Muitos motoqueiros sobrevivem com graves lesões. No entanto, a fiscalização de veículos e condutores é precária e as vias públicas não são adaptadas ao tráfego de veículos de duas rodas.

Quem chega ao Brasil do exterior deve preencher e assinar um documento da Receita Federal declarando se traz ou não medicamentos. Em caso positivo, o produto e o passageiro são encaminhados à ANVISA. Ora, toneladas de veneno entram diariamente por nossos portos e aeroportos, e são vendidos em qualquer esquina: anabolizantes, energizantes, enquanto a TV veicula publicidade de refrigerantes com alto teor de cafeína e poder de corrosão óssea.

5)= Embora todos saibam que saúde, alimentação e educação são prioritárias, o Ministério da Saúde dispõe de poucos recursos, apenas 3,6% do PIB, o que equivale, neste ano de 2011, a R$ 77 bilhões. Detalhe: em 1995 o governo FHC destinou, à saúde, R$ 91,6 bilhões. A Argentina, cuja população é cinco vezes inferior à do Brasil, destina anualmente duas vezes mais recursos que o nosso país.

Nossa saúde é prejudicada também pelo excesso de burocracia das agências reguladoras, a corrupção que grassa nos tentáculos do poder público (vide o prontuário da Funasa na sua relação com a saúde indígena), a falta de coordenação entre a União, os Estados e os municípios. Acrescem-se a mercantilização da medicina, a carência de médicos e sua má distribuição pelo país (o Rio tem 4 médicos por cada 1.000 habitantes: o Maranhão, 0,6).

Governo é que nem feijão, só funciona na panela de pressão. Se a sociedade civil não exigir melhorias na saúde, no atendimento do SUS, no controle dos planos privados e dos medicamentos (pelos quais se pagam preços abusivos), estaremos fadados a ser uma nação, não de cidadãos, e sim de pacientes – no duplo sentido do termo. E condenados à morte precoce por descaso do Estado.

Frei Betto é escritor, autor de "Calendário do Poder” (Rocco), entre outros livros. www.freibetto.org - twitter:@freibetto

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Exclusivo - Resultado do Censo 2010 - São Miguel, Itaim e Ermelino Matarazzo.

O Blog Notinhas de São Miguel recebeu o resultado do Censo Demográfico 2010, acompanhe os números da população dos distritos: São Miguel, Vila Jacuí, Jardim Helena, Itaim Paulista, Vila Curuçá, Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa .

A soma da população dos bairros que fazem parte do eixo urbano: São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo, chega perto de 1 milhão de habitantes.

Veja os números da população de São Miguel Paulista por distrito.

Distrito Vila Jacuí – População - 142.372
Homens – 68.346
Mulheres – 74.026

Distrito Jardim Helena – População – 135.043
Homens – 64.577
Mulheres – 69.487


Zona Rural do Jardim Helena - População - 16.758
Homens – 8.263
Mulheres – 8.495

Total de habitantes do Jardim Helena - 151.801


Distrito São Miguel – População - 92.081
Homens – 43.875
Mulheres – 48.206

Total da população residente no bairro de São Miguel Paulista – 386.254 habitantes.

População Idosas acima dos 80 anos de São Miguel Paulista.

Faixa de idosos acima dos 80 anos: Distrito de São Miguel - centro.
Homens – 581
Mulheres – 972
Total de idosos – 1.553

Faixa de idosos acima dos 80 anos: Distrito do Jardim Helena.
Homens – 397
Mulheres – 705
Total de idosos – 1.102

Faixa de idosos acima dos 80 anos: Distrito da Vila Jacuí.
Homens – 431
Mulheres – 819
Total de idosos – 1.250

População Crianças de 0 a 4 anos de São Miguel Paulista.

Faixa de crianças de 0 a 4 anos: Distrito de São Miguel - Centro
Homens – 2.976
Mulheres – 2.854
Total de crianças - 5.830

Faixa de crianças de 0 a 4 anos: Distrito Jardim Helena.
Homens – 5.218
Mulheres – 4.970
Total de crianças - 10.188

Faixa de Crianças de 0 a 4 anos: Distrito da Vila Jacuí.
Homens – 5.262
Mulheres – 5.080
Total de crianças - 10.342

População do Itaim Paulista.

Distrito do Itaim Paulista – População - 224.074

Distrito da Vila Curuçá – População - 149.053

Total da população residente no bairro do Itaim Paulista – 373.127 habitantes.

População de Ermelino Matarazzo.

Ermelino Matarazzo - População - 113.615

Ponte Rasa - População – população – 93.894

Total da população residente no bairro de Ermelino Matarazzo - 207.509 habitantes.


A soma dos bairros: São Miguel, Itaim e Ermelino Matarazzo - 966.890 habitantes.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Coletivo Coca Cola

Participe do curso de praparação para o mercado de varejo no Coletivo Coca Cola.
Oportunidade para você começar uma profissão.

Beneficios:

-Indicação para processos seletivos de grabdes empresas.
-Certificado de conclusão.
-Aprendizado na prática.

Formato do curso:

-Duração de dois meses.
-Aulas teóricas e práticas.
-Game em sala de aulas.

Inscrição:

Se você tem entre 15 e 25 anos, inscreva-se no endereço abaixo.
As vagas são limitadas.

Local:

Coletivo Nossa Senhora de Aparecida
Rua: Cinturão verde,471
Ermelino Matarazzo-São Paulo/SP
Telefones: 11-2544-3361/2943-5740
E-mail: coletivococacolnsa@gmail.com

Visite o site para mais informações: www.coletivococacola.com.br

Parceria

Marcos cabeleireiro

Corte masculino e feminino
Relaxamento em Geral
Tinturas em Geral
Manicure e Pedicure

Marcos cabeleireiro esta situado na Av. São Miguel ,4810
No Bairro da Ponte Rasa-SP
TEL: 11-6146-6068/8575-5723

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Resumo:Reunião do Movimento de saúde da Zona Leste

Reunião do Movimento de saúde da Zona Leste

Local: auditório do Hospital Alípio Correa Neto (Hospital de Ermelino Matarazzo).
Tema da reunião: Ampliação do PSF na zona leste
Comunidades presentes: Vila União, Parque Cruzeiro do Sul, Santa Inês, Jardim Helena e outros.
Convidados presentes: Dr. Sergio Matsudo, Padre Ticão, assistentes do Hospital Alípio Correa neto, Movimento Nosso Parque Cruzeiro do Sul, e comunidade...
Resumo das informações:
1. Ampliação do PSF em toda a Zona Leste, nas comunidades onde ainda a dificuldades do sistema PSF.
Onde terá que ser realizada uma readequação das famílias para unidades mais próximas de suas casas, devido dificuldades de mobilidade reduzida presentes nas comunidades. Onde esta para ser lançado um Sistema Geográfico de Saúde, para ser demarcada e atualizada a área a ser atendida pelos agentes de saúde.
2. Devido falta de profissionais da área da Saúde no Hospital Dr. Alípio Correa Neto (Ermelino Matarazzo), o Diretor o Dr. Sergio Matsudo, informa que os profissionais não estão aceitando as condições de benefícios como salário oferecido pela Subprefeitura, para atuar na Unidade Hospitalar.
Opinião lançada aos presentes:
Sabemos que este problema é geral em toda a Zona Leste, tendo em vista as Unidades Básicas de Saúde de todo o território Leste. Mesmo assim não podemos admitir que os atendimentos sejam prejudicados por falta de profissionais e consciência dos mesmos. Pois sabemos que muitos deles se formam na Zona Leste e passam a atuar em outras regiões, sabemos também que todos têm o direito de procurar o melhor para si. Mas não podemos deixar que nossos profissionais estudem na Zona Leste e atuem em outros locais por falta de benéficos.
Movimento Nosso Parque Cruzeiro do Sul.
3. Informação:
Esta em projeto uma proposta que possa solucionar ou amenizar os transtornos de falta de profissionais da área da saúde na zona leste da seguinte forma.
O governa esta com uma proposta de incentivo a profissionais que realizarem seu estudo superior na aérea da saúde, atuar no sistema Santa Marcelina em quanto estudante, o governo local estará disposto a remunerar todo o valor do curso destes profissionais mediante documentação, para que os mesmo possam atuar na rede Santa Marcelina, após o termino do curso os mesmos terão que continuar a
Trabalhar na instituição até que seu curso seja totalmente descontado do seu próprio salário no decorrer dos meses.

Esteve presente neste evento Márcia Macedo, moradora da Rua modesto de Souza no Parque Cruzeiro do Sul-integrante do movimento Nosso Parque Cruzeiro do Sul.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Rua Doutor Diogo de Farias,558 cep: 04037-001-São Paulo-SP
Fone: 11-5087-0999-Fax: 11-5087-0977
Site: www.fundacaodorina.org.br

Colabore: 0800 770 1047

Desde 1946,
A fundação Dorina Nowill para Cegos, facilita a inclusão social de pessoas com deficiência visual.
Respeitando as necessidades individuais e sociais, por meio de produtos e serviços especializados.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reunião PARQUE PRIMAVERA

Este momento será um marco histórico que trará com certeza uma mudança radical no que queremos deixar de legado para nossas gerações.

Desde 1989 que esperamos a concretização desde sonho- A implantação do Pq Primavera. Não deixemos que ele seja feito por quem não irá usá-lo. Seja você o arquiteto final desta obra que ficará para a posteridade.

Não falte a esta importante reunião, traga seus parentes e amigos.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO


PARQUE PRIMAVERA

A COMISSÃO PRÓ-PARQUE PRIMAVERA CONVIDA TODA POPULAÇÃO A

PARTICIPAR DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS OBRAS DO PARQUE,

A REALIZAR-SE NO DIA 23/05/2011 ÀS 10h00,

NO ANFITEATRO DA SUBPREFEITURA DE SÃO MIGUEL PAULISTA,

À RUA DONA ANA FLORA PINHEIRO DE SOUZA, 76 – VILA JACUÍ - PRÓXIMO À UNICSUL



APÓS AÇÃO POPULAR MOVIDA NO ANO PASSADO (2010), PARA RETOMADA DAS OBRAS DO PARQUE PRIMAVERA, A COMISSÃO PRÓ PARQUE PRIMAVERA, FORMADA POR MORADORES, REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO E ENTIDADES SOCIAIS, CONTINUOU FISCALIZANDO E COBRANDO O ANDAMENTO DAS OBRAS DENTRO DOS PRAZOS ESTABELECIDOS.



OCORRE QUE POR MOTIVOS AMBIENTAIS A SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE FOI OBRIGADA A MODIFICAR A PLANTA ORIGINAL, REDUZINDO O NÚMERO DE QUIOSQUES DE 7 (SETE) PARA SOMENTE 3 (TRÊS).



EM RAZÃO DESTA ALTERAÇÃO, O CONSELHEIRO DE MEIO AMBIENTE REPRESENTANTE DA REGIÃO, SR. IDEVANIR ARCANJO, FOI PROCURADO PELA COMISSÃO PARA INTERVIR NA SITUAÇÃO, PEDINDO ENTÃO ESCLARECIMENTOS À SECRETARIA DO VERDE ACERCA DAS MUDANÇAS IMPOSTAS.



À VISTA DESTE QUESTIONAMENTO, ENTRE OUTROS FAZEMOS SABER QUE ACONTECERÁ UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS NO PRÓXIMO DIA 23 DE MAIO DE 2011 AS 10:00 HORAS, NO ANFITEATRO DA SUBPREFEITURA DE SÃO MIGUEL PAULISTA, NA RUA DONA ANA FLORA PINHEIRO DE SOUZA, 76 - VILA JACUÍ, PRÓXIMO À UNICSUL.



NA OCASIÃO CONTAREMOS COM A PRESENÇA DE REPRESENTANTES DA SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE, DO PODER LEGISLATIVO E EXECUTIVO MUNICIPAL.







A COMISSÃO

PRÓ-PARQUE PRIMAVERA

(LEGÍTIMAMENTE ELEITA)



Idevanir Arcanjo - Fones: 9567-8538 / 2052-3826

Sylvio Sena - Fones: 9847-6941 / 2031-1886

domingo, 15 de maio de 2011

LUTO

+++ Nosso Parque Cruzeiro do Sul, encontra se de luto em memória de:

Dona Tereza, mais conhecida como Terezão

Moradora da Rua Andre Bernardes no Parque Cruzeiro do Sul a anos, diretora da associação e progresso amigos do Parque Cruzeiro do Sul.
A mesma faleceu dia 13/05/2011 seu sepultamento dia 15/05/2011.
Nosso bairro perde muito com este falecimento, já que a mesma tomava varias decisões em nosso bairro.
Sem mais e nossos sentimentos +++

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Parceria: Espaço Hair

Salão de cabeleireiro Espaço Hair,

Nossos serviços:

Escova- estética-quimicas em geral-depilação-manicure e pedicure e etc.

situado na Rua Benjamim do Monte nº81-cep: 08070-320
Parque Cruzeiro do Sul-São Miguel Paulista-SP

Atendimento com hora marcada, Venha nos visitar

Telefone de contato:2037-0912/7430-8057, Com Shirley / Rodrigo
Email: salaoespaçohair@hotmail.com

Agradecimentos

Agradecimentos:

Abaixo assinado categoria Saúde:

Venho por intermédio de este agradecer aos comerciantes e amigos que prosseguiram com o abaixo assinado da saúde, o mesmo será entregue e protocolado no dia 13/05/2011 na subprefeitura de São Miguel Paulista.
Ainda estou recolhendo as fichas, segue nome dos estabelecimentos e amigos parceiros:

J e J Festas e Eventos - Rodrigo/ Walmir

Bazar e Papelaria TIA COTA – Rosa

MAZALA VÍDEO LOCADORA - Mazala

Mercado Souza Filhos – Walmir e família

Farmácia VMB – Marcelo Bocuzzo e Vanessa Bocuzzo

Funilaria e pintura Martin – Martin Kornaker e família

Familia Diva e Raimunda

Familia França/Jô

Familia Nascimento/Dario Nascimento

Comunidade Santa Inês

Condomínio Praias Paulista/ Raul Pilla

Escola Estadual Raul Pila

Escola Estadual Arcângelo Sforcim

Bar e mercearia Jane

Familia Marcia Macedo

Familia França/Augusto França

Bar Aurilene

João Cabeleireiro

Familia Dona Alice/Zeca

Bar Periquito

Padre Ticão

Familia Toninha/Pedro Nunes

Familia Kelly/Beto-Pedro Nunes

CEI Parque Cruzeiro do Sul-Natalie

Bar Tereza

Escola Municipal Deputado Epitácio Pessoa

Banho e tosa Epitácio Pessoa

Mais agradecimentos logo mais.
Você que queira participa do Movimento Nosso Parque Cruzeiro do sul, Ligue para 6984-5742 Dario Nascimento
Precisamos de sua ajuda e apoio.
Agradecemos novamente a todos.